Ação Social atende comunidade e humaniza futuros profissionais

Mantendo sua tradição, a Pró-Reitoria de Ensino e Extensão da UNIGRAN realizou no último sábado (22), a décima quarta edição da sua ação social, na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, no Jardim Maracanã. Diversos cursos levaram serviços e orientações ao público, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

A ação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES que organiza anualmente o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular em todo o País, quando são oferecidos serviços e apresentados projetos realizados pelas instituições particulares à comunidade.

Para Maria Alice de Mello Fernandes, Pró-reitora de Ensino e Extensão, a Extensão é imprescindível para uma instituição de Ensino Superior. “Não se faz universidade somente com o Ensino e a Pesquisa, é preciso também que haja a Extensão e aqui na UNIGRAN ela é muito forte. Nós participamos desde a primeira edição e durante todo o ano nós realizamos atividades para a comunidade em diversos bairros, mas o marco dessa prática acontece no Dia da Responsabilidade Social”.

Rosa Maria D´Amato De Déa, Reitora da UNIGRAN, lembrou que antes mesmo da iniciativa da ABMES a instituição já realizava ações em prol da comunidade. “Esta é a décima quarta edição da ação social da ABMES, porém, desde a sua fundação em 1976, a UNIGRAN realiza ações sociais, porque entendemos que é extremamente importante, tanto para os alunos, ter esta atividade prática, quanto para a comunidade, porque ela pode conhecer e se beneficiar com alguns tratamentos e orientações que os nossos cursos promovem”.

Rosa destacou também o poder de promover a solidariedade que a ação tem. “Esta ação social instiga o sentimento de solidariedade nos alunos e na própria instituição, beneficiando também a comunidade não acadêmica. Com isso, ganha a sociedade e os nossos alunos que saem para o mercado de trabalho mais preparados”.

Para a acadêmica do último semestre de Odontologia Patrícia Franco, a ação proporciona o contato com a realidade do futuro profissional. “Na ação social, nós conhecemos as necessidades da comunidade e esse contato direto com ela é muito importante porque são eles que iremos atender depois de formados. Além disso, oportunizamos uma vida mais saudável à população, pois constatamos que muitas crianças nunca foram ao dentista e desconhecem as técnicas de escovação e a importância da higiene bucal. Ainda, dependendo da gravidade de alguns casos, fazemos o encaminhamento para a clínica da UNIGRAN”.

O curso também orientou sobre o câncer bucal, considerando que a maioria das pessoas desconhece como fazer o autoexame e também porque muitas doenças se desenvolvem inicialmente na boca.

Outro curso que marcou presença na ação social foi o de Farmácia, que orientou os participantes sobre o uso correto de medicamentos e de plantas medicinais. Os acadêmicos também fizeram aferição de pressão arterial e ainda triagem, que encaminhou algumas pessoas para o atendimento de auriculoterapia na UNIGRAN, que é um dos ramos da acupuntura e uma nova área de atuação do farmacêutico.

Letícia Castellani Duarte, coordenadora do curso, apontou que além da contribuição na formação acadêmica, participar da ação também estimula a continuidade dos estudos. “Aqui os alunos colocam os conhecimentos em prática e isso também os motivam a estudar cada vez mais e a conhecer as diversas realidades existentes na sociedade. Com isso, aprendem a lidar e dialogar com o outro e identificar suas fragilidades. E o mais importante, é que quando este aluno se sente capaz de valorizar e contribuir para que essas fragilidades diminuam, ele está caminhando para ser um profissional humano”.

A Pró-Reitoria de Ensino e Extensão também destacou os esforços dedicados na realização do evento. “Esta ação é o momento em que temos a colaboração de todos os acadêmicos e os grupos administrativos da instituição, que mostra a força da UNIGRAN e o quanto ela pode de fato contribuir significativamente para a comunidade de Dourados e região, por isso agradecemos a contribuição de todos”, finalizou Maria Alice.

Anualmente, a escolha do bairro que vai receber a ação social é feita no primeiro semestre e a cada edição do evento, mais pessoas participam e são atendidas pelos acadêmicos e professores.

 

Fonte: MS em FOCO

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.