Dúvidas Frequentes

A Organização Cultural Alternativa (OCA) se dedica à atender crianças e adultos com deficiência física e/ou mental no município do Rio de Janeiro e Grande Rio por meio do oferecimento de uma ampla gama de serviços sociais, auxiliando em seus processos de desenvolvimento. Somos uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos, econômicos ou religiosos e já auxiliamos mais de  250 pessoas durante a pandemia decorrente da COVID-19.

Sim, devido à pandemia decorrente da COVID-19, a OCA está oferecendo alguns dos seus online para saber mais sobre cada um deles, vá para a aba “serviços” do nosso site.

A OCA oferece gratuitamente oito serviços aos seus assistidos: Assistência Social, Assistência Alimentar, Atendimento Psicológico, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Pedagogia. Para saber mais sobre cada um deles, vá para a aba “serviços” do nosso site.

As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento de um questionário. Para acessá-lo, clique aqui. Após a inscrição, nossa equipe de Assistência Social entrará em contato para entender as necessidades do paciente, proporcionando em seguida o direcionamento adequado. 

Não é necessário nenhuma prescrição médica para ter acesso aos serviços sociais da OCA. Todas as solicitações serão, em um primeiro momento, igualmente avaliadas pelos profissionais do nosso serviço de Assistência Social.

Se comprovado que a pessoa não se encaixe no perfil socioeconômico atendido pela Instituição, infelizmente não poderemos iniciar o tratamento. Essa medida é necessária, pois precisamos dar prioridade àqueles que realmente necessitam e não podem arcar com os custos de tratamento de uma clínica privada.

Para se voluntariar, confira as vagas disponíveis na plataforma Atados, clicando aqui. Caso não haja nenhuma vaga de seu interesse, continue de olho por lá e em nossas redes sociais, pois sempre estamos abrindo novas vagas de voluntariado. Será um prazer ter você trabalhando conosco!

As doações podem ser feitas via transferência/depósito pelo banco Santander (Agência: 3161 / c/c: 130002528) ou Itaú (Agência: 9294 / c/c: 07452-2), Picpay ou direto pelo website. Para doar, clique aqui.  

 

Informações adicionais:

Nome – Organização Cultural Alternativa

CNPJ – 02.920.198/0001-57

Além das formas citadas anteriormente, é possível contribuir por meio dos incentivos fiscais, que são instrumentos do governo para estimular ações sociais.

 

Por meio desses incentivos para doações, a empresa ou pessoa física podem escolher como destinar uma parte dos impostos que já seriam pagos a projetos sociais. É válido ressaltar que a empresa ou pessoa física não pagam nada a mais e nem a menos no imposto de renda!

É possível deduzir até 2% de sua receita bruta (Imposto de Renda Pessoa Jurídica- IRPJ), sendo que a empresa precisa necessariamente ser tributada com base no lucro real, conforme previsto na Lei 13.019/2014.

Para maiores informações envie um email para presidencia@ongoca.org ou envie uma mensagem para o nosso whatsApp (21) 99635-8990

Na aba Transparência, há todo o balanço financeiro com os resultados da ONG OCA. Essa aba está acessível para doadores ou não doadores. A ONG OCA atualizará anualmente esses resultados, e sempre prestará contas junto aos doadores e parceiros.

QUER AJUDAR QUEM PRECISA?

menina

SEJA UM
VOLUNTÁRIO

SEJA UM
DOADOR

Precisando de ajuda?