3 brincadeiras que promovem a interação entre as crianças

Com a popularização de smartphones, tablets, computadores e outros aparelhos eletrônicos, o que temos visto, hoje em dia, é um número cada vez maior de crianças utilizando a tecnologia como forma de entretenimento e lazer. O uso exagerado desses aparelhos, no entanto, pode causar vício e afastar os pequenos de um convívio saudável com outras crianças.

A infância é uma fase fundamental para o desenvolvimento físico e psicológico de uma pessoa e o contato com outras crianças, durante essa fase, é muito importante para um desenvolvimento saudável. Crianças que têm mais contato com outras tendem a ter um quadro emocional equilibrado, desenvolver habilidades sociais e se tornar adultos mais felizes.

Pensando nisso, separamos 3 brincadeiras que promovem a interação entre as crianças. Confira!

DANÇA DA CADEIRA

A dança das cadeiras é uma brincadeira clássica e muito boa para estimular a interação. Funciona assim: após verificar quantas crianças irão participar, coloca-se uma cadeira a menos em relação à quantidade de crianças. De preferência, coloque as cadeiras dispostas em um círculo. A seguir, solta-se uma música e as crianças devem andar em torno das cadeiras. Quando o responsável pausar a música, todas as crianças devem sentar. Aquela que não conseguir sentar estará eliminada e não irá participar da próxima rodada. A cada vez que uma criança sai, deve-se retirar uma cadeira. Ao final, restará duas crianças e uma cadeira. A criança que sentar por último é a campeã.

POLÍCIA E LADRÃO

As crianças são divididas em dois grupos: polícia e ladrão. O grupo da polícia faz uma contagem até 30, enquanto o grupo dos ladrões se esconde. As crianças do grupo da polícia devem, então, passar a procurar o grupo dos ladrões e, ao encontrar uma criança, deve conseguir tocá-la para que ela seja considerada presa. Se isso acontecer, a polícia leva o ladrão a um local determinado que será a “prisão”. Os ladrões que não foram pegos podem tentar tocar os que estão presos e, assim, eles voltam a ser soltos e fugir novamente da polícia. O jogo termina quando todos os ladrões são capturados. É uma brincadeira que une atividade física e estimula o sentimento de ajuda entre os pequenos.

DETETIVE

Essa é uma brincadeira que, além de promover interação, estimula o raciocínio e a percepção das crianças. Escreva em um pedaço de papel, “assassino”, em outro, “detetive” e nos demais, “vítima”, totalizando o número de participantes do jogo. Após misturar os papéis, cada criança deverá retirar um, que irá determinar sua função no jogo. O assassino deverá “matar” as vítimas piscando disfarçadamente para elas. Ao receber a piscada fatal, a vítima deve falar “morri” e abaixar a cabeça. O detetive, por sua vez, deve identificar o assassino e falar “preso em nome da lei”, quando descobrir quem é. O assassino ganha se não for descoberto pelo detetive e matar todos os participantes. O detetive ganha se descobrir quem é o assassino.

Fonte: brubrinq

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.