Fonoaudiologia ganha espaço na área da saúde

Na área da saúde, a Fonoaudiologia é a ciência que estuda a comunicação humana de forma mais ampla, abrangendo a comunicação oral e escrita, e também a audição. Seus cuidados podem acompanhar os pacientes em todas as fases da vida, por isso, desde que começou a ser estudada, a Fonoaudiologia expandiu – e muito – suas áreas de atuação.

Com isso, a profissão vem se tornando cada vez mais relevante, e os cursos de graduação na área conquistam espaço por sua capacidade de formar profissionais aptos a exercerem atividades de prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento das alterações da comunicação humana, da audição e do equilíbrio.

E, com as novas necessidades apresentadas pela comunicação humana nestes novos tempos, a carreira em Fonoaudiologia também passa a incorporar novas possibilidades que podem ir bem além das tradicionais clínicas e consultórios, como você poderá ver a seguir.

Novos desafios no campo da Fonoaudiologia

Como todas as demais profissões em alta, a Fonoaudiologia também atravessa um momento em que se expandem as possibilidades de carreira para os graduados na área. As quatro possibilidades de especialização existentes nos primórdios da evolução da área hoje são muitas, como Audiologia, Linguagem, Motricidade, Saúde Coletiva, Voz, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional, Gerontologia, Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia do Trabalho, Neuropsicologia e Fluência.

Cursos atualizados como os do Ielusc se destacam, porque conciliam teoria e prática no atendimento a pacientes, preparando melhor assim seus alunos tanto para prosseguirem seus estudos e especializarem-se quanto para, graduados, responderem aos novos desafios do mercado.

Conheça agora 5 possibilidades de carreira na área da Fonoaudiologia que podem surpreender você.

5 áreas de atuação para os futuros fonoaudiólogos

Para o profissional que atua nesse setor, a oferta de trabalho continua crescendo devido a fatores como o avanço nas políticas públicas de saúde, a cobertura dos convênios médicos para sessões de Fonoaudiologia, o envelhecimento da população e os modernos recursos tecnológicos utilizados nas diversas áreas da saúde.

Outra área que vem conquistando espaço é a de preparação de voz, considerando que muitos profissionais utilizam a voz como instrumento de trabalho e procuram atendimento ou cursos de oratória ministrados pelos fonoaudiólogos.

O trabalho em conjunto com outros profissionais também é fundamental. Juntamente com ortodontistas, os fonoaudiólogos têm condições de atuar no tratamento de bruxismo, vícios de mastigação e diferentes problemas ortodônticos que interferem diretamente na musculatura da face e nas funções de fala, mastigação e deglutição.

Enfim, o curso prepara os profissionais para que eles possam exercer seu trabalho em hospitais e maternidades, ambulatórios de especialidades de saúde diversas, consultórios, clínicas, home cares, unidades básicas de saúde, casas de saúde e asilos, creches e berçários, escolas regulares, escolas especiais, faculdades e universidades.

Confira abaixo cinco carreiras em expansão que o fonoaudiólogo poderá seguir e que crescerão ainda mais no futuro.

1. Audiologia

A Audiologia é a especialidade da Fonoaudiologia que se encarrega do estudo da audição normal e dos seus distúrbios. É um segmento dinâmico que exige atualização constante e ação conjunta com profissionais de áreas afins.

O Audiologista está envolvido na prevenção, identificação e avaliação dos distúrbios da audição, na seleção e avaliação dos dispositivos de amplificação auditiva e na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência auditiva.

2. Fonoaudiologia do Trabalho

É uma especialidade que aborda questões associadas à saúde e à comunicação humana no espaço em que se desenvolve o trabalho. Nesse sentido, ele gerencia riscos, realiza planos de prevenção ocupacional, elabora programas cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida e o ambiente de trabalho.

Os aspectos ergonômicos são muitos avaliados por esse profissional. Ele contribui para que os funcionários possam desenvolver suas atividades com conforto e eficiência, minimizando riscos de problemas auditivos e vocais.

Em empresas de comunicação ou telecomunicação, o fonoaudiólogo do trabalho encontra um campo promissor para atuar.

3. Fonoaudiologia Educacional

Nossa sociedade é, essencialmente, uma sociedade letrada. Tanto que a Constituição Federal assegura que todas as crianças têm direito à educação. Só em Joinville, existem cerca de 75 mil alunos que frequentam a rede municipal de ensino, sem contar a rede particular.

Quando essas crianças entram na escola, elas mergulham no mundo da linguagem, da escrita e da comunicação.

O fonoaudiólogo tem amplo espaço de atuação dentro das unidades escolares, contribuindo, não só com a melhoria do processo de ensino, trabalhando conjuntamente com a equipe técnica e com os professores, mas também promovendo a inclusão dos alunos com necessidades especiais ou com dificuldades de aprendizagem.

4. Neuropsicologia

Trata-se de uma das mais recentes áreas da Fonoaudiologia. O profissional que atua nela pode avaliar e cuidar de diferentes problemas que interferem na comunicação e cognição do paciente.

O profissional atua tanto com adultos quanto com crianças que apresentem distúrbios cognitivos por causa de problemas no SNC (Sistema Nervoso Central). Esses problemas podem ocorrer devido ao desenvolvimento atípico ou a distúrbios adquiridos ao longo dos anos.

A Neuropsicologia aborda questões de muita importância, principalmente aquelas ligadas às chamadas “funções executivas”: atenção, consciência, memória e linguagem. Aborda ainda um conceito menos conhecido, o dos neurônios-espelho, que estão envolvidos na evolução da linguagem e também, provavelmente, se relacionam com certos transtornos, como o autismo.

5. Motricidade orofacial

Nessa área, o fonoaudiólogo desempenha o papel de habilitar e reabilitar funções que se relacionam com a mastigação, respiração, sucção, deglutição, articulação da fala e expressão facial.

Nesse caso, os pacientes podem ter adquirido alterações após uma doença, um acidente ou apresentar, desde o nascimento, alguma dificuldade nestas funções.

O profissional especializado em motricidade orofacial pode trabalhar em conjunto com vários profissionais e áreas, dentre eles a ortodontia e otorrinolaringologia.

Como se preparar para a carreira na Fonoaudiologia

Se o seu interesse está voltado para a área de saúde e você está considerando atuar de forma ampla nos fatores relacionados a comunicação humana, como a fala, a audição e a reabilitação dessas e outras funções, a Fonoaudiologia é o seu caminho.

Para se tornar um fonoaudiólogo, o primeiro passo é buscar um curso atualizado que possa preparar você para tudo que está por vir. E, como você viu, não são poucas as possibilidades de crescimento nessa área.

Fonte: GSHOW

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.