Somos mesmo tão diferentes assim?

(Disponível em: https://www.spdm.org.br/imprensa/dica-cultural/item/2451-colegas-a-amizade-que-encanta

O filme brasileiro “Colegas”, estreado em 2013, foi escrito e dirigido por Marcelo Galvão. É uma obra muito marcante justamente por não se utilizar de estereótipos pré-concebidos relacionados às pessoas com deficiência, em especial, aqui, àquelas com Síndrome de Down. 

O longa-metragem conta a história de três jovens amigos – Stallone, Aninha e Márcio – que vivem em um instituto para pessoas com Síndrome de Down. Os três são como quaisquer outros adolescentes e, portanto, têm sonhos e ambições! Stallone anseia por ver o mar, Aninha quer se casar com um cantor e Márcio tem o desejo de voar.

Para realizar seus olhos, os amigos decidem fugir do instituto – o que eles fazem a partir do roubo do carro do jardineiro, Seu Arlindo. Eles, então, embarcam em uma viagem incrível e acabam se tornando procurados por todo o país. 

A história usa o cenário descrito para mostrar que todas as pessoas são iguais, apesar de suas peculiaridades. Por esse motivo, a história não é sobre três jovens com Síndrome de Down. Não, é muito mais do que isso. É sobre todos nós. Sobre seguirmos nossos sonhos. Sobre sermos quem somos. 

Desse modo, a obra não busca levantar bandeiras de inclusão, nem recorre aos caminhos comuns de abordagem dessa temática. Na verdade, ela vai na contramão disso e trata Stallone, Aninha e Márcio como apenas mais três jovens. E é nesse ponto que a obra surpreende – ela dá a volta no senso comum. Talvez esse deva ser o caminho que a nossa sociedade deve percorrer – enxergar as pessoas com deficiência de modo menos preconceituoso. 

Trailer filme Colegas

Feito por: Ana Clara Trugilho 

Fontes: ConversaCult.  Cinepipocacult Cinemaeargumento SPDM

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.