O mercado de trabalho para pessoas com deficiência

A Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91) estabelece uma porcentagem mínima de vagas para pessoas com deficiência. Apesar disso, é possível observar diversas dificuldades na inserção desses indivíduos no mercado de trabalho, visto que muitos contratantes se concentram apenas em disponibilizar as vagas, mas não se preocupam em investir efetivamente na infraestrutura necessária para a execução das funções. 

Assim, o cumprimento da lei ocorre como maneira de preencher uma obrigação, não sendo alcançada a acessibilidade que deveria estar atrelada às contratações. Pessoas com deficiência acabam sendo integradas apenas à funções de entrada no mercado de trabalho (como estagiários e assistentes), não subindo para altos cargos. Essa realidade é gravíssima e precisa ser amplamente debatida, visto que por trás desse comportamento ficam escondidos sinais velados de capacitismo.

Infelizmente, muitos não acreditam que pcd’s são capazes  de desempenhar funções importantes para o andamento do corpo social. Independentemente de suas limitações, este grupo pode trabalhar e contribuir com o crescimento das empresas. A exemplo, uma pesquisa do Instituto Alana e da consultoria McKinsey revela que contratar colaboradores com Síndrome de Down pode impactar positivamente o ambiente organizacional de uma empresa. Veja a seguir:


Dísponivel em: https://alana.org.br/wp-content/uploads/2017/04/Paper_Sindrome_Down.pdf

Pesquisas como esta, mostram o quanto é necessário investir em inclusão e desestabilizar ideias retrógradas. Para contribuir, grande parte das plataformas digitais voltadas às buscas por emprego já utilizam tags, como “Exclusiva  PCD”, facilitando o contato entre empresas e pessoas com deficiência. Confira abaixo algumas oportunidades de trabalho e compartilhe com seus amigos:

PCD.com.br 

Vagas PCD

Rio Vagas

Oportunidades Especiais

Faça a informação circular e seja parte da mudança. 

Por: Ana Clara da Silva Trugilho

Edição: Beatriz Proença

Fontes:

https://www.deficienteonline.com.br/
https://www.vagaspcd.com.br/
https://www.oportunidadesespeciais.com.br/
https://www.napratica.org.br/
https://www.agazeta.com.br/

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.