CONFIRA: Novidades tecnológicas que auxiliam na inclusão social

O site canaltech.com.br publicou uma matéria sobre startups que inovam com ideias para garantir acessibilidade. Um dos destaques foi a empresa de serviços de automação Came Brasil, que criou um reservador de vagas para pessoas com deficiência. O dispositivo, chamado Unipark, é uma barreira eletrônica instalada dentro dos estacionamentos para impedir que veículos não autorizados estacionem em vagas prioritárias. Por meio de um cartão cadastrado, utilizado apenas por usuários que se encaixam nos requisitos, ao chegar perto da vaga o sensor automaticamente identifica se o carro é ou não autorizado para estacionar no parâmetro desejado.

Imagem disponível em: https://corporativo.arqbrasil.com.br/1819/came-traz-reservadores-de-vaga-que-funcionam-por-controle-remoto/

Outro dispositivo que merece ser comentado é o rastreador de obstáculos, ainda em desenvolvimento pela VibEye, que ajuda pessoas com deficiência visual a transitarem pelas ruas. O equipamento contém um chip identificador de obstáculos, que pode ser acoplado no bolso ou pendurado no pescoço, e automaticamente envia um sinal para uma pulseira vibratória no braço do usuário. O dispositivo não substitui a bengala ou guia, que auxilia na identificação de um poste, uma placa, mas favorece a identificação de obstáculos aéreos. 

Imagem disponível em: https://ibcdn.canaltech.com.br/k5G4ClTsuPzNDNh8uzGGZf7KH78=/1024×0/smart/i362899.jpeg

Sem ficar atrás dos projetos já citados, jovens liderados por Felipe Barros da Silva, pessoa com deficiência auditiva, criaram um tradutor de LIBRAS para intermediar a comunicação entre surdo e ouvinte. A plataforma conta com intérpretes qualificados para ajudar na comunicação de forma online e em tempo real. Em um consultório médico ou estabelecimento, por exemplo, a pessoa aciona o tradutor para fazer o atendimento com a pessoa surda, facilitando assim a comunicação.

Imagem disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/projeto-visa-disponibilizar-intérprete-de-libras-a-surdos-pelo-computador-e-em-tempo-real-1.459441

Encontrar grupos que estão se empenhando para tornar o mundo um lugar melhor, é muito gratificante, porém, os serviços de acessibilidade em ambientes públicos e privados ainda são escassos, o que acaba instalando uma situação de vulnerabilidade na sociedade. De acordo com o IBGE cerca de 46 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência visual, auditiva, motora, mental ou intelectual. Esse número equivale a 24% da população geral do país. 

É importante popularizar os trabalhos realizados pelas startups citadas aqui, para promover a necessidade de inclusão e acessibilidade. Uma vez que ainda não temos políticas públicas dignas que assegurem os direitos de todos os cidadãos, devemos continuar lutando pela inclusão social para obtermos uma sociedade mais justa e igualitária.

Por: Andressa Ruivo

Edição: Beatriz Proença

Fontes:

https://canaltech.com.br/inovacao/conheca-ideias-incriveis-de-startups-que-ajudam-pessoas-com-deficiencia-152965

https://www.politize.com.br/acessibilidade-e-o-direito-das-pessoas-com deficiencia/



Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.