Auxilie alguém a enxergar através dos seus olhos: aplicativo Be My Eyes

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

A facilidade tecnológica nos permite marcar consultas médicas, fazer as compras do supermercado, alugar apartamentos, chamar táxis e realizar transferências bancárias por meio de aplicativos. Na palma da mão, temos a possibilidade de agilizar nossas vidas. As benesses da tecnologia não param por aí, podemos nos valer dela para ajudar o próximo.

Estreado em 2015, o aplicativo Be My Eyes tem como objetivo levar a visão para pessoas cegas ou com visão limitada. Através de uma chamada de vídeo, o voluntário presta auxílio visual a quem não tem este sentido. Descrever imagens, informar a data de validade de alimentos e ler rótulos de embalagens são alguns exemplos de utilizações comuns da aplicação. 

COMO FUNCIONA O APLICATIVO?

Disponível gratuitamente para dispositivos Android e IOS, o Be My Eyes notifica, assim que um usuário cego ou com perda visual solicita auxílio, vários voluntários ao mesmo tempo. O primeiro a responder a notificação é conectado com o usuário específico e através da conexão de áudio e câmera, a ajuda é realizada. 

Be My Eyes

Se você tem vontade de ser voluntário e não tem disponibilidade para se deslocar até alguma instituição, o Be My Eyes é uma alternativa. A divulgação do aplicativo também é bem-vinda, ele ainda não é tão popular no Brasil como é nos Estados Unidos, inclusive, se há domínio de outras línguas, os voluntários brasileiros podem receber chamadas internacionais. 

O criador do aplicativo apresentou uma palestra no TEDx de Copenhagen falando sobre como a ideia do Be My Eyes surgiu. O vídeo está disponível no Youtube legendado em português e vale a pena ser assistido pelo exemplo de uso criativo e inclusivo da tecnologia. 

Por: Thaís Ariel

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.