UMA VISÃO CRÍTICA SOBRE O AUMENTO DE INCIDÊNCIA DO AUTISMO

A incidência disparou desde que o distúrbio foi descrito pela primeira vez em 1943, mas muito desse aumento é ou pode ser enganoso, pelo menos na opinião do Dr. Darold A. Treffert, médico americano.

Quantas crianças têm “autismo”? Esse número está aumentando? Existe uma “epidemia” de autismo ou estamos simplesmente refinando-a, expandindo-a e movendo os marcos epidemiológicos desde que foi descrita por Leo Kanner em 1943?

Quando o relatório do CDC americano saiu, as manchetes eram de “casos de autismo continuam a subir: agora 1 em 59 crianças têm autismo”. Mas Dr. Treffert possui um olhar para o estudo do CDC mais criticamente. Ele é baseado em um sistema de vigilância ativa estabelecido em 2000 que estima o transtorno do espectro do autismo (TEA) entre crianças de 8 anos que vivem em 11 Estados americanos.

Usando esse sistema, a prevalência de autismo (TEA) subiu de 1 em 150 crianças em 2000-2002, para 1 em 68 crianças durante 2010-2012 e 1 em 59 crianças em 2014. Isso significa que a prevalência de autismo mais do que duplicou no Período de 12 anos entre 2000 e 2012 e aumentou quase 16% apenas no período de dois anos entre 2012 e 2014. Isso seria um absurdo segundo ele. De 1 por 150 crianças a 1 por 59 crianças com autismo em pouco mais de uma década? Não é de admirar que as manchetes falem de uma “epidemia”. Essas figuras críveis, ou podem ser, porque continuamos diluindo a condição e expandindo a definição e, ao fazê-lo, continuamos movendo os postes da baliza? Eu acredito que seja o caso.

Há problemas que lançam dúvidas sobre esse método e os números para a real prevalência de ASD. Os números incluem “autismo educacional”, que é um diagnóstico feito por professores ou especialistas em educação em sala de aula e “autismo médico”, com base na revisão dos prontuários médicos disponíveis. Não há avaliações pessoais em pessoa. A maior dúvida é o fato de que a prevalência em um estado, Arkansas, era de 1,31%, mas mais do que o dobro de outra, de 2,93% em Nova Jersey. A prevalência em Wisconsin subiu 31% entre 2012 e 2014. Isso é um aumento real acreditável em ASD em dois anos em Wisconsin?

“Da minha perspectiva como um observador do “autismo” por mais de 60 anos (ele é pai de uma criança diagnostica nos anos 1960), eu acredito que há um aumento real no número de casos de transtorno autista, mas não é uma epidemia. E não houve um aumento de 31% em dois anos aqui em Wisconsin, por exemplo, ou um aumento de mais de 150% nos EUA na última década. Isso simplesmente não é crível. Em vez disso, muito dessa “epidemia” é uma diluição do rigor dos critérios para o autismo. ”, diz Dr. Treffert.

Isso pode fazer manchetes interessantes, aumentar a conscientização e diagnóstico, ampliar a cobertura de seguro ou levantar fundos para pesquisas e estudos, mas não é uma avaliação precisa da prevalência real do autismo.

Existem muitas razões pelas quais o diagnóstico do autismo precisa ser preciso. Rotular algumas crianças como autistas quando têm outros distúrbios de aprendizagem, como hiperlexia ou atraso de linguagem, por exemplo, ou “autismo educacional”, alarma famílias desnecessariamente e pode resultar na intervenção errada ou colocação educacional, o que acontece particularmente com crianças que leem cedo ou fale tarde. Até mesmo comportamentos auto conservadores repetitivos, como balançar em crianças com deficiência visual – podem ser confundidos com autismo. Como em outras partes da medicina, o primeiro passo no tratamento é fazer o diagnóstico correto.

Mas quanto menos preciso e mais amplo o diagnóstico se torna, menos chance temos de encontrar subgrupos entre grupos diagnósticos diluídos, cada vez mais heterogêneos. Atualmente existe uma proliferação de testes metabólicos, enzimáticos, de imagem e de ondas cerebrais ou determinações cromossômicas que prometem detectar o autismo com a precisão do teste de fralda, trissomia 21 ou X frágil. Para fazer isso, precisamos chamar as coisas pelos nomes corretos, tanto do ponto de vista clínico quanto do ponto de vista da pesquisa.

Outros compartilham essa visão, e a busca por uma medida confiável e consistente da prevalência do autismo continua fora dos EUA também. Uma das tarefas remanescentes importantes na pesquisa é trazer a definição DSM- V da Associação Psiquiátrica Americana de transtorno do espectro autista, de acordo com a definição da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde – Décima Primeira Revisão (CID-11). Eles ainda são inconsistentes.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: adaptado do Scientific American

“ We Need to Stop Moving the Goalposts for Autism”

Baseado no texto de Darold A. Treffert, MD, é um especialista em síndrome savant www.daroldtreffert.com O Treffert Center faz parte da Agnesian HealthCare e St. Agnes Hospital em Fond du Lac, Wisconsin. Dedica-se à pesquisa e tratamento da síndrome savant e outras formas de desempenho excepcional do cérebro.

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias

Fonte: autismo.institutopensi.org

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.