A mão é considerada um importante membro do corpo humano, principalmente porque está envolvida em praticamente todas as nossas atividades diárias.  É também o órgão de defesa do ser humano, pois sempre funciona como escudo de proteção e, por isto, torna-se alvo frequente de traumas

 

A terapia da mão, é uma especialidade da Terapia ocupacional indicada no tratamento de reabilitação de lesões e traumas, que envolvam os ossos, músculos, ligamentos, nervos periféricos e articulações. Ainda pouco conhecido, é realizado por um terapeuta ocupacional e tem como objetivo devolver o retorno funcional dos movimentos. “As lesões, na maioria das vezes, comprometem as atividades da vida diária, como alimentação, higiene, vestuário, além das atividades profissionais. A terapia auxilia nessa reabilitação”, comenta Dra. Márcia Matielli, terapeuta ocupacional pós-graduada em Terapia da Mão e Reabilitação dos Membros Superiores da Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba (SP).

 

As patologias podem surgir desde o nascimento, serem desenvolvidas com a idade ou resultarem de um acidente, doença ou lesão. A quantidade de sessões necessárias é analisada caso a caso. “Geralmente, os pacientes procuram a terapia por meio de encaminhamento médico. As lesões mais simples costumam resolver mais rapidamente, ao contrário das mais graves”, relata a profissional.

A recuperação funcional dos movimentos é realizada por meio de exercícios ativos e passivos, treino de atividades da vida diária, criação e confecção de adaptações de objetos e utensílios domésticos, treino para troca de dominância, quando necessário, aplicação de bandagens para posicionamento e mobilidade do membro. “A terapia utiliza técnicas de prevenção, restabelece a função da mão e auxilia impedindo a evolução de patologias”, destaca.

 

Fonte: Qnotícia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *