O câncer é uma doença temida por muitas pessoas, ou até mesmo por todas, pois impacta tanto na vida do paciente como também dos familiares. Portanto, o mais importante nesse momento tão difícil é que todos estejam unidos para lutarem juntos contra a doença.

Atualmente, com os grandes avanços, é possível fazer o tratamento da doença. Além de muitos recursos tecnológicos, hoje, esses pacientes podem contar com a ajuda da fisioterapia que funciona de forma eficaz nesse tratamento.

Um grupo de pesquisa formado por alunos do curso de fisioterapia e coordenado pela professora da UNINASSAU Fortaleza, Loyse Gurgel, tem como objetivo usar a especialidade no tratamento de câncer.

Segundo a matéria, no ano de 2016, a professora juntamente com o grupo de alunos criou o projeto “Oncofisio” com a finalidade de incentivar os estudos de oncologia e discutir com os estudantes do curso meios para que ajudem a preservar, criar e restituir a integridade cinético-funcional de pacientes com câncer.

Conforme Loyse, o grupo foi criado com o intuito de incentivar a pesquisa e divulgar trabalhos científicos. O índice da doença oncológica tem aumentado, neste caso, se faz necessário o debate. A profissional afirma que a fisioterapia pode melhorar a qualidade de vida do paciente.

Saiba por que a fisioterapia é importante no tratamento do câncer

A fisioterapia atua de modo eficiente na conservação da qualidade de vida das pessoas portadoras de câncer. De acordo com os estudos, a importância do tratamento através da especialidade não tinha muita divulgação no Brasil, mas hoje os médicos têm percebido os diversos benefícios que essas pessoas têm alcançado com a ajuda dos fisioterapeutas.

Antigamente, os profissionais tinham foco maior no tratamento e controle da doença. No entanto, a fisioterapia tem como objetivo melhorar e preservar a qualidade de vida do indivíduo, desde os diversos diagnósticos até uma possível cura. A utilização da especialidade permite a reabilitação, estimula e torna o paciente apto à sua nova situação.

Ainda conta com vários meios específicos que podem ser utilizados conforme as necessidades de cada pessoa, sempre com a finalidade de manter o bem-estar e a qualidade de vida do paciente. A fisioterapia é recomendada para todo aquele que for diagnosticado com a doença, não importando o sexo, a faixa-etária ou tipo de câncer.

É evidente que a quimioterapia e radioterapia podem causar possíveis limitações físicas, funcionais e emocionais ao paciente. São causas que impossibilitam ou prejudicam algumas tarefas da vida cotidiana. Vale lembrar que os tratamentos de fisioterapia devem ser realizados somente por profissionais habilitados e que tenham experiência no caso. Por isso, é primordial buscar por uma clínica de fisioterapia de confiança que tenha pessoas aptas para o exercício dos procedimentos para o tratamento.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia especializada em diversos serviços de reabilitação e prevenção de lesões. A empresa conta com profissionais habilitados em diversas especialidades fisioterapeutas e em excelentes técnicas. Além disso, está sempre buscando novas tecnologias para melhor atender os seus pacientes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *